Sobre

Volume VIVO é um projeto independente de produção de conteúdo e curadoria de notícias sobre questões da água.

Durante a crise de abastecimento de água na Grande São Paulo, em 2014, deu-se início a uma série de reflexões sobre o uso da água e do solo na região mais populosa do Brasil. Neste contexto, surgiu a ideia de produzir uma websérie com episódios temáticos sobre o assunto, via financiamento coletivo, para informar a população local sobre as causas e soluções para a falta de água na região.

A falta de transparência na gestão de recursos hídricos, a lógica da oferta inesgotável e a importância das florestas na produção de água são os eixos temáticos dos três episódios que compõem a produção audiovisual, concluída no final de 2016 e disponível gratuitamente na internet pelo site do projeto e em seus canais de mídias sociais.

Como a ameaça à segurança hídrica é hoje uma realidade em todas as regiões do Brasil, o VOLUME VIVO vai continuar investigando as causas, consequências e possíveis soluções para a escassez da água, fruto do desrespeito do nosso modelo de sociedade aos ritmos e aos ciclos da natureza.

Deste modo, o projeto se propõe a reunir e a compartilhar informações sobre a forma como é realizada a gestão da água no Brasil e em outros países, com ênfase na Região Metropolitana de São Paulo. Acreditamos que este é o melhor caminho para inspirar e pensar alternativas de garantir a segurança hídrica das grandes cidades.

O projeto é uma iniciativa do idealizador e diretor da websérie, Caio Silva Ferraz (o mesmo do web-doc Entre Rios), em parceria com a jornalista Ana Rosa Colhado e colaboração dos produtores audiovisuais: Aline Marques, Alexandre Cristófaro, Andrei Moyssiadis, Diego Lajst, Fernanda Sindlinger, Luiz Romero, Marcos Bruvic, Paulo Plá, Renato Helena, Rogério Lima e Rogério Nunes.

VOLUME VIVO é uma das 60 nomes que compõem a Aliança pela Água, articulação da sociedade civil para enfrentamento da crise hídrica em São Paulo e construção de uma “Nova Cultura de Cuidado com a Água” no Brasil.